sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Resumo da História do brasil

Conteudo
A República Velha

A Era Vargas

A Terceira República

O Regime Militar

Redemocratização do País

Diretas já

A nova República

Governo de José Sarney

Governo de Collor

Governo de Itamar e a eleição de FHC

Governo FHC e a Eleição de Lula



Brasil República


O Período republicano brasileiro é subdividido , tradicionalmente em cinco fases. A República Velha , momento em que os coronéis assumiram o poder estende – se da Proclamação da Republica até 1930. Da revolução de 30 que permitiu a subida de Getulio Vargas ao poder político ate a sua deposição , com o fim da guerra em 1945 , dá – se o nome de Era Vargas . A fase populista esteve entre 1945 e o golpe militar de 64 . Os governos desse período pregavam o desenvolvimento nacional , fazendo uso do capital externo .


Os militares , através de um golpe, em 64 tomaram o poder e instalaram um regime de ditadura , autoritarismo e censura . Na área economica priorizaram o crescimento industrial.


O esfacelamento do socialismo do leste europeu e o desejo de liberdade e de participação popular responsabilizaram- se pela redemocratização da nação , a partir de 1985 . Essa fase recebe o nome de Nova Republica . O processo democrático verificado nos tempos atuais deu – se dentro do contexto internacional. A nova ótica política e social exige soberania popular . Assim o povo de cada nação , em seu cotidiano, utilizando – se do voto, poderá eleger seus representantes políticos e impedir o exercicio dos membros caso eles não atendam as necessidades da comunidade Impeachment.




A República Velha 1889 – 1930

A República da Espada 1889 – 1894


Entre 1889 e 1894 a presidência foi exercida pelo marechal Deodoro da Fonseca e por Floriano Peixoto.


O governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca

O processo da Proclamação da Republica foi liderado por Deodoro . O exercito conquistava um papel de destaque na liderança da vida publica brasileira. Deixou claro que sua missão era defender a ordem publica e o direito dos proprietários brasileiros e estrangeiros ( a classe dominante) . O governo decretou que todos os estrangeiros residentes no Brasil seriam legalmente considerados cidadãos brasileiros .O governo determinou a criação de uma bandeira nacional. O lema da Bandeira Nacional , Ordem e Progresso , teve sua origem por base e o progresso por fim.


A primeira constituição Republicana

Inspirada no modelo político norte- americano , foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891 : tripartição dos poderes ( Executivo , Legislativo , Judiciário) ; federalismo , com autonomia para os estados, presidencialismo , cargo eletivo e temporário , participavam dos pleitos eleitorais os maiores de 21 anos , alfabetizados, exceto os mendigos , soldados e religiosos . As mulheres não participavam da vida política .


Observações


A) Executivo- presidente e ministros .
B) Legislativo – Congresso Nacional ( câmara dos deputados e câmara do senado.
C) Judiciário – órgão Maximo : Supremo Tribunal Federal .
D) O voto era aberto – apelidado de voto de cabresto – essa situação favoreceu a ação política dos grandes fazendeiros , na República Velha .





Encilhamento : A especulação Financeira

Uma medida de grande impacto tomada pelo governo provisório foi a reforma financeira , conhecida como encilhamento e executada pelo ministro da fazenda , Rui Barbosa, a partir de janeiro de 1890 . O objetivo de rui Barbosa era estimular o crescimento econômico nacional, principalmente o desenvolvimento da indústria.

Para isso , permitiu que os bancos espalhados pelo pais emitissem um grande quantidade de dinheiro. O objetivo dessas emissões era ter mais dinheiro para implantar novas industrias , pagar os salários dos operários .


No entanto , nos bancos emitiram muito mais dinheiro do que necessário . Essa enorme quantidade de dinheiro que passou a circular não tinha correspondência com a produção real da economia . O resultado foi uma grande inflação , com aumento generalizado dos preços .


A República Oligárquica 1894- 1930


O coronelismo


Esta foi uma forma de poder da República Velha . Apesar do governo republicano ser representativo , menos de 4 % da população brasileira participava da vida pública . A constituição republicana acabou com o voto censitário , instituindo a soberania popular . Entretando , mais de 80% da população brasileira , por ser analfabeta , não possuía direito a voto.

O Termo coronelismo apareceu no período regencial após a criação da guarda nacional no ministério do Padre feijó . Os latifundiários que participaram da criação dessa política receberam o titulo de coronéis


Na Republica Velha os coronéis , através de capangas e de seu poder econômico , elegiam os candidatos de sua confiança , inclusive o presidente de Republica . Assim sendo, influenciavam na vida política , econômica e social do país . Foi criada pelo Congresso Nacional Verificadora que deveria impedir a posse de candidatos indesejáveis ao sistema, a fim de se evitar a oposição . O voto de cabresto , instrumento usado pelos coronéis , em síntese , pode ser entendido como troca de favores . O individuo votava no candidato indicado pelos coronéis e em troca recebia algum beneficio. Aqueles que desrespeitassem essa situação eram perseguidos por jagunços ou capangas.


A política dos governadores e política do café com leite


No governo de Campos Sales , a situação do país tornou – se agitada devido ao fracasso da política de Encilhamento de Rui Barbosa, a qual provocou um grande onda inflacionaria . Através da política dos governadores o governo buscou contornar a crise , desenvolver a economia e conseguir a estabilidade política da nação

A política dos governadores pode ser entendida como sistema de alianças , articulado entre o presidente da República e os governadores de Estado. Os governadores apoiavam os candidatos favoráveis ao presidente e em contrapartida, o Executivo federal liberava verbas e concedia favores aos políticos do laço de amizade. O congresso nacional da oposição . criou a Comissão verificadora das eleições . Essa ficava incumbida de julgar os resultados eleitorais . Eliminava todos os candidatos da oposição . Assim, instituiu – se a degola.
A aliança permitiu o surgimento da política do café com- leite


A política das salvações

No Plano político , o governo Hermes da Fonseca desenvolveu uma constante intervenção federa nos estados , usando forças militares , apoiando os oposicionistas locais. Estas intervenções , que ocorreram especialmente no norte e nordeste , e foram chamadas de salvações , tinham o objetivo de derrubar oligarquias estaduais , substituindo –as por forças ligadas ao presidente .

As salvações resultaram em diversos conflitos armados entre as oligarquias e as tropas federais , com milhares de mortos.





A campanha Civilista


Tradicionalmente representa o primeiro atrito político entre os membros da aliança do café com leite São Paulo e Minas Gerais não chegaram a um acordo em relação ao sucessor de Nilo Peçanha que havia assumido a presidência da nação após a morte do mineiro Afonso Pena .


Os paulistas indicaram Rui Barbosa , político de visão industrialista e que ainda pretendia realizar a reforma constitucional e instituir o voto secreto. Os mineiros indicaram o militar Hermes da Fonseca com o apoio dos latifundiários . O militar mineiro saiu vitorioso , o que demonstrou força dos coronéis que faziam o uso do voto do cabresto.


A economia na República Velha

Já é de nosso conhecimento que os fazendeiros brasileiros controlavam a vida política na política na primeira República . A vida econômica brasileira estruturou- se na agricultura para a exportação . A indústria desenvolveu – se principalmente , no período da 1 guerra mundial , uma vez que os produtos industrializados de que o Brasil necessitava tiveram seus preços aumentados no mercado internacional.


O convênio de Taubaté


Apoiada pelo Congresso Nacional , a oligarquia cafeeira promoveu , em 1906 , na cidade paulista de Taubaté , uma reunião de fazendeiros que tinha como objetivo encontrar soluções para a crise de superprodução do café



Na reunião , conhecida como convênio de Taubaté , os fazendeiro propuseram que os governos estaduais comprassem a produção que ultrapassasse a produção do mercado, para evitar a queda dos preços do café . Esse excedente seria estocado e, posteriormente , vendido , quando os preços voltassem a se normalizar. Como o governo não tinha dinheiro para comprar toda a produção excedente , o financiamento dessas compras seria feito com empréstimos tomados do exterior

Para solucionar os governos dos estados produtores de café deveriam agir no sentido de desencorajar a expansão das plantações .






Industria e o movimento operário



Durante toda fase colonial e no decorrer o império , difundiu – se a ideologia de que o Brasil era um país de vocação exclusivamente agrária. No período colonial , as manufaturas têxteis foram proibidas 1785 porque contrariavam os interesses da metrópole.
No período do Brasil Reino Unido e após 1822 , a industrialização de nosso país não pôde se desenvolver porque contrariava os interesses das potências capitalistas da época , notadamente da Inglaterra. Por isso , o país foi forçado a manter – se como um simples produtor de gêneros agrícolas .


As Lutas Operárias

As condições de trabalho do operariado na República Velha eram subumanas. Os operários trabalhavam de segunda a sábado , até 15 horas por dia , e às vezes eram obrigados a trabalhar aos domingos. Ganhavam pouco o que obrigava marido crianças trabalhar para manter a família .


O ano de 1917 foi marcado pelas primeiras greves dos operários no Brasil. Após a morte do operário Matarrazzo, a paralisação grevista atingiu toda a cidade de São Paulo e outras regiões do país . Mais de 50mil operários participaram da greve . Assustados com o movimento operário , o governo e os industriais resolveram negociar. Prometeram elevar os salários e melhorar as condições de trabalho. Todas essas concessões eram provisórias , pois não havia sério interesse das classes dominantes em melhorar a condição social dos trabalhadores .


Revoltas do Periodo da Republica Velha

Revolta de canudos 1893- 1897

Movimento liderado pelo sertanejo Antonio Mendes conhecido como Antônio Conselheiro.
Conhecido como movimento messiânico , uma vez que o líder era um religioso . motivado pelo descaso do governo republicano em relação á população desassistida do sertão brasileiro.
A revolta era contra a situação de miséria , injustiça e opressão da republica dos coronéis . Antônio Conselheiro e seus seguidores buscavam construir uma sociedade alternativa , autosuficiente , valorizando a coletividade.
As tropas do governo só conseguiram destruir canudos após a quarta expedição . Ao invés de solucionar os problemas sociais, a República preferiu dizimar uma população de mais de 25 mil habitantes.


A revolta da Vacina


O Rio de Janeiro era a capital da republica e apresentava graves problemas , tais como pobreza , desemprego, presença da ratos e mosquitos transmissores de diversas doenças . O Rio de janeiro estava envolto em uma onda de epidemias como peste bubônica , febre amarela e varíola. O presidente da República , Rodrigo Alves , tomou medidas severas através do médico sanitarista Osvaldo Cruz , diretor da saúde pública.

Os cortiços e casebres do bairros centrais foram demolidos . A população foi expulsa do centro da cidade, e foi morar nos barracos dos morros periféricos .

Além disso , a população protestava , pois não aceitava a vacina obrigatória contra a varíola imposta pelo o presidente da República .

A imprensa , os militares positivistas e a oposição favoreceram a onda de revoltas populares que explodiram nas ruas de Rio de Janeiro , durante os dias 12 a 15 de 1904.

O povo reagia contra o desalojamento , o custo de vida , o desemprego urbano e o autoritarismo dos funcionários do governo.





A Revolta da chibata 1910


Aconteceu no final do governo de Nilo Peçanha . Dois mil marujos da marinha brasileira liderados pelo almirante negro João Cândido , uma vez que não suportavam mais as péssimas condições de alojamento e as terríveis e humilhantes punições . Quando um marinheiro cometia um delito , ele era castigado com dezenas de chicotadas nas costas. O líder do movimento foi preso e jogado numa masmorra da ilha das cobras . Em 1912 foi absolvido . Os castigos contra os marinheiros foram extintos.


O tenentismo 1922

O tenentismo representou um dos reflexos das mudanças que apareceram a partir da década de 20. os centros urbanos cresciam, o comercio desenvolvia – se e a classe média reivindicava a industrialização da nação .

O movimento político militar pretendia , pela luta armada conquistar o poder e fazer reformas na sociedade





Principais movimentos tenentistas

O levante do forte de Copacabana 5 julho de 1922


A ordem de fechamento do clube militar e a prisão do Marechal Hermes da Fonseca provocou a revolta entre jovens oficiais do Exército. A ação político militar desses jovens oficiais na década de 20 teve o nome tenentismo .

Na madrugada de 5 de julho de 1922 , varios oficias acantonados no forte de Copacabana dispararam os canhões exigindo a renúncia do presidente recém eleito . O alto comando, fiel ao poder , organizou uma ação militar contra os rebeldes . A maioria dos rebeldes se entregou , mais um pequeno grupo resolveu enfrentar as forças do governo .O episodio ficou conhecido como os 18 forte de Copacabana.


A Revolta Prestes 1924

Representou a união da coluna paulista com a coluna do sul. Ficou decidido que o capitão Luis Carlos Prestes seria o líder do movimento . O objetivo da coluna estava na conscientização da população . Seus membros percorreram mais de 20 mil quilômetros pelo interior da nação . O esperado apoio popular não aconteceu . O governo perseguiu ardentemente o movimento. Seus membros embrenharam – se na Bolívia em 1927. Muitos deles retornaram em 1930 , a fim de participarem da revolução , com exceção de Luis Carlos Prestes.



A semana da arte moderna

Inspirado nas mudanças gerais por que passava a sociedade brasileira , um grupo de artistas e intelectuais realizou em São Paulo , entre os dias 11e 18 de fevereiro de 1922 , uma manifestação cultural da maior importância para a historia do país.


Durante a semana de Arte Moderna , nome que recebeu o evento , foram realizadas exposições de artistas plásticos , conferências , sessões de poesia , expressando uma arte inovadora.





O cangaço


A situação de miséria , as injustiças dos coronéis fazendeiros , a fome e as secas produziam no nordeste um cenário favorável à formação de bandos populares , bem armados, conhecidos como cangaceiros . Esses bandos andavam pelos sertões assaltando fazendas e matando pessoas.


Entre , os mais importantes bandos de cangaceiros destacam – se de Antonio Silvino 1900 e o de Virgulino Ferreira , mais conhecido como lampião 1920.



Presidentes da Republica Velha 1889 – 1930


Deodoro da Fonseca 1889- 1891


- Exílio da família imperial
- Primeira constituição republicana
- Ministério Rui Barbosa e Benjamin Constant ministro da guerra , Encilhamento


Floriano Peixoto 1891 - 1894

-Consolidação da República
-Revolta da Armada e Revolução Federalista
- As vitórias de Floriano contra os militares garantiram a consolidação do poder da oligarquia cafeicultora .



Prudente de morais 1894- 1898

-Primeiro Presidente civil
- Guerra de Canudos
- Anistia dos envolvidos na Revolução Federalista e na Revolta da Armada.
Campos Sales

- Política dos governadores
-Funding – loan
- Questão do Amapá , área reivindicada pela França , que desejava anexa – la ao território da Guiana Francesa .



Rodrigues Alves

- Convênio de Taubaté
- Saneamento do Rio de Janeiro sob a orientação do medico Osvaldo Cruz.
-Revolta da vacina
-Questão do Acre


Afonso Pena 1906- 1909

-Político mineiro , apoiado pelos cafeicultores
-Serviço militar obrigatório
- Ampliação da malha ferroviária brasileira.
-Faleceu antes de completar o mandato
- Foi substituído pelo vice- presidente Nilo Peçanha


Nilo Peçanha 1909- 1910

- Criação do SPI serviço de proteção ao índio
- Campanha civilista

Hermes da Fonseca 1910-1914

- Controle de índice inflacionário que assolava a nação
- Guerra do Contestado
- Revolta da Chibata
-Movimento do Padre Cícero


Wenceslau Brás 1914 -1918

-Primeira grande guerra
- Quitação da divida externa
-Greve operaria de 1917


Rodrigues Alves 1918
-Faleceu antes de tomar posse do cargo.


Delfim Moreira 1918- 1919

- Governou o país interinamente , até a realização de novas eleições


Epitácio Pessoa

- Semana da arte moderna
-Levante do forte de Copacabana


Artur Bernardes 1922- 1926

- Governo o país em Estado de Sítio , isto é , controlando a vida da população
- Revolução Paulista de 1924 segundo movimento tenentista
- coluna prestes
- auge do cangaço

Washington Luís 1926 – 1930

- Ultimo presidente da Republica velha
- Sofreu o impacto do crack da bolsa de nova York em 1929
- Foi deposto, faltando 22 dias para concluir seu governo, pela força revolucionaria



A Revolução de 30 e o fim da República dos coronéis

Esse termo revolução é deveras questionado por alguns pesquisadores , pois não ocorreram mudanças de estruturas significativas. A elite continuou controlando a vida pública da nação .

O processo revolucionário do Brasil ocorreu dentro do contexto político – econômico internacional. O mercado mundial desorganizava – se , as cotações dos produtos oscilavam e ainda ocorreram sucessivas falências nos centros capitalistas avançados . Nos Estados Unidos houve o crack da bolsa de Nova York , em 23 de outubro de 1929. o preço do café brasileiro despencou no mercado internacional atingindo profundamente a nossa economia.


Washington Luis , o então presidente do Brasil , sofreu pressões das forças oligárquicas . A sucessão de Washington Luís aconteceu em um clima agitado . Formou – se a Aliança Liberal , que reuniu as forças políticas situacionistas dos Estados de Minas Gerais , Rio Grande do sul, Paraíba e membros de grupos políticos do partido democrático de São Paulo.

O presidente Washington Luis apresentou Julio Prestes de Albuquerque, candidato pelo estado de São Paulo . Por outro lado, a Aliança Lideral lançou Getulio Vargas como candidato a presidente e João Pessoa , governador da Paraíba , como vice.


As eleições fraudulentas de 30 deram vitória para Julio Prestes de Albuquerque. Inicialmente , Vargas concordou com os resultados.

Desde a campanha eleitoral, os tenentes, sob a orientação de João Neves da Fortuna (do Rio Grande do Sul) e de Juarez Távora (do Ceará com atuação em todo o nordeste), Cogitavam da saída revolucionaria , caso fracassasse a solução política

Alguns lideres tenentistas e políticos passaram a articular a revolução. A situação agravou – se quando , em 26 julho de 1930 , João Dantas assassinou João Pessoa , candidato a vice- presidente na chapa de Getulio Vargas.


A revolução tomava – se inevitável . Finalmente , o movimento estourou a 03 de outubro no Rio Grande do Sul. A revolução estendeu – se por todo país . No Rio de Janeiro , uma junta militar , em 24 de outubro , exigiu a renuncia de washington Luiz . Essa mesma junta assumiu , provisoriamente , o governo . Os revolucionários de 30 não aceitaram a situação uma vez que eram a favor do governo de Vargas . Assim , a 03 de novembro do mesmo ano, Getulio Vargas assumiu a direção política do Brasil , suspendeu a Constituição de 1891 e implantou o Governo Provisório . Dava – se inicio à Era Vargas.



A Era Vargas

Assumindo o poder em 1930 , Getulio nele permaneceu até 1945 Foram quinze anos de um governo que passou por diversas fases . Inicialmente tivemos o Governo Provisório (1930-34) em seguida , o Governo Constitucional (1934-37) e , finalmente , o período autoritário , conhecido como Estado Novo (1937-1945)

Dentro dos propósitos dos grupos que haviam se unido para o movimento que ocorreu em 1930 , Vagas procurou imediatamente colocar em prática determinadas medidas acenando com melhores perspectivas para os trabalhadores , ao mesmo tempo em que buscava meios para debelar a crise do café .

No plano político de Vargas nomeou interventores para os estados , afastando os governadores . Na maioria dos casos, tenentes foram nomeados para esse cargos: seria uma forma de evitar que eles continuassem a organizar revoltas, ao mesmo tempo em que se quebrava , em parte , o poder das oligarquias.



Governo Provisório (1930 – 1934)

Suspendeu a constituição em vigor, fechou o Congresso Nacional , as assembléias estaduais e municipais e nomeou pessoas de sua confiança para o governo dos estados, os chamados interventores , em geral tenentes.

Criou os ministérios da Educação e saúde publica , o do trabalho, industria e comercio . Direitos caráter da economia nacional.


Revolução constitucionalista de São Paulo. (1932)

As poucos o governo de Vargas foi revelando suas principais características poder centralizador , preocupação com a questão social dos trabalhadores , interesse em defender as riquezas nacionais . Isso logo assustou a oposição de São Paulo.

Os adversários do governo exigiam a nomeação de interventor civil paulista . Cedendo às pressões Getulio nomeou o interventor Pedro de Toledo . Essa medida, entretanto, não desfez a reação paulista , que também exigia novas eleições e a convocação de uma assembléia Constitucional para elaborar a nova constituição do País.


Revolução constitucionalista de 1932

Em maio de 1932 , quatro estudantes de São Paulo Martins Miragaia , Dráusio e Camargo morreram num conflito de rua , em uma manifestação pública contra o governo federal . Com as letras iniciais de seus nomes formou -se a sigla MMDC , que se tornou o símbolo do movimento constitucionalista. Movimento No dia 9 de julho de 1932, explodiu a Revolução Constitucionalista . São Paulo ficou isolado do resto do país. Só Mato Grosso acompanhou os paulistas . As demais oligarquias não aderiram à Revolução Constitucionalista.

A reação do governo provisório foi mobilizar e cercar o território paulista com suas tropas.Teve inicio , então uma guerra civil que se estendeu até o fim de setembro de 1932.

No dia 1 de outubro , tropas federais cercaram a cidade de campinas , no interior paulista , obrigando o comandante militar rebelde firmou sua rendição . São Paulo havia perdido a guerra , na qual morreram 633 paulistas .



A constituição promulgada em julho de 1934

Características

Manutenção do regime federativo, presidencialista e dos três poderes do governo ( Executivo , Legislativo e Judiciário)
Extinção do cargo de vice presidente.

Voto secreto e voto feminino

Confirmação da legislação trabalhista

Criação do Salário Mínimo

Criação da Justiça Eleitoral

Criação do mandado de segurança para defender o cidadão contra abusos do Estado.



O Governo Constitucionalista de Vargas (1934 – 1937)

Alinhou as tendências políticas emergentes na Europa .O presidente também tendia ao radicalismo , a exemplo de Mussolini, na Itália, e Hitler na Alemanha , de caráter ditatorial, nazi- facista.

A Ação Integralista Brasileira , partido de inspiração fascista , pregava a criação de uma nova ditadura nacionalista com um único partido no poder. Seu líder Plínio Salgado , tinha por lema Deus, Pátria e Família e representava os radicais defensores da propriedade privada , pregando a luta contra o avanço comunista.


Opondo- se frontalmente aos integralistas , constitui- se uma aliança de esquerda , a Aliança Nacional Libertadora. Liderada pelo Partido Comunista Brasileiro e Luís Carlos Prestes. Seus adeptos pregavam a reforma agrária , o estabelecimento de um governo popular democrático , a nacionalização de empresas estrangeiras e o cancelamento da divida externa.

Apesar de sua popularidade , em julho de 1935 , o governo de Getulio declarou – a ilegal com base na lei de Segurança Nacional.

O fechamento das sedes aliancistas motivou um fracassado levante liderado pelos comunistas em novembro de 1935 . A chamada Intentona Comunista desencadeada em Natal, Recife e Rio de Janeiro , foi rapidamente sufocada pelo governo federal.

Plano Cohen Golpe do Estado

Foi nesse ambiente carregado de tensões que , em 1937 , teve início a campanha eleitoral para a sucessão de Getulio Vargas , conforme previa a Constituição de 1934. Nos primeiros meses de 1937 , definiram- se os candidatos . O partido Constitucionalista – formado pelo antigo Partido Democrático de São Paulo e por grupos menores – lançou a candidatura do governo paulista Armando de Sales Oliveira. Os integralistas apresentaram o nome de Plínio Salgado.
Secretamente , Getulio acalentava o sonho de continuar governando o país . Não podia , porém desrespeitar a Constituição , a menos que desse um golpe de Estado. O que fazer? Para ganhar tempo, lançou a candidatura do escritor e político paraibana José de Américo , que fora seu ministro da Viação e Obras Públicas .


Em fins de setembro de 1937, foi anunciada a descoberta da plano Cohen , uma conspiração comunista para derrubar o governo . Era o pretexto que faltava para Getulio acelerar os preparativos do golpe do Estado que planejava em silêncio .

No dia 10 de novembro de 1937 , forças militares cercaram e fecharam o Congresso Nacional . Naquela noite, Getulio Vargas anunciou , por uma cadeia de rádio , o cancelamento das eleições presidenciais e a implantação do Estado Novo. Com ele, entrava em vigor, também, uma nova constituição , copiada da constituição polonesa, de inspiração fascista.

O Estado Novo de Vargas Ditadura (1937-1945)

Outorgação da constituição fascista (Polaca) elaborada por Francisco Campos . Atribuía poderes ao Executivo eliminando a ação do legislativo e do judiciário.

Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) , encarregado da censura dos meios de comunicação .

Nomeação de interventores nos estados e proibição da utilização de bandeiras, hinos e outros símbolos que não fossem nacionais

Ampliação dos poderes polícias estaduais , especialmente na polícia política , comandada por Filinto Muller

Estabelecimento de rígido controle sobre os sindicatos .

Política paternalista, concedendo novos benefícios trabalhistas , com a consolidação das leis do Trabalho(clt)

Modernização da Economia êxito na ampliação da política da valorização do café .

Criação da Campanha de Siderúrgica Nacional em volta Redonda e da Companhia do Vale do Rio Doce.


Conselho Nacional do Petróleo deveria controlar a exportação e fornecimento desse produto e seus derivados. Em 39 foi explorado o primeiro poço petrolífero na Bahia .


O Brasil na Segunda Guerra Mundial
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 1942 pressionado pela política norte americana , ao lado dos aliados . Em 44 foram enviadas para a Europa tropas brasileiras lideradas pelo marechal Mascarenhas de Morais . Nossa força expedicionária aliou –se ao quarto exército americano comandado pelo General Clark. O interessante é que o Brasil lutava contra as ditaduras, e o governo brasileiro era dirigido por um ditador.


Fim da Era Vargas

Pressionado por alguns segmentos da sociedade que reivindicavam a redemocratização , Vargas estabeleceu a data por eleições gerais, que iriam eleger novamente políticos para congresso e governadores para os estados , substituindo os interventores .

Surgiram vários partidos brasileiros a UDN , reunindo principalmente industriais , banqueiros , grandes proprietários , elementos da classe media e alguns jornalistas, o Psd formado basicamente por industriais , banqueiros e grandes proprietários que apoiavam Getúlio o PTB , que se compunha fundamentalmente , por setores da classe trabalhadora, liderados por sindicalistas que mantinham seu apoio a Getulio Vargas o PCB , agregando elementos de esquerda .

O fim do governo de Vargas estava próximo , e os udenistas desejavam a deposição imediata . Surgiu o queremismo , defendido por simpatizantes do governo que reivindicavam a permanência de Vargas no poder.


A 29 de outubro de 1945 , porém , as forças Armadas , lideradas pelos generais Góes Monteiro e Dutra, cercaram o palácio do Catete, a sede do governo , obrigaram Getulio a renunciar à presidência . Em seu lugar , assumiu o ministro do Supremo Tribunal Eleitoral , José Linhares, que garantiu a realização das eleições na data prevista , as quais foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra.


A Terceira República O populismo 1946- 1964

O período iniciado com a renúncia de Getulio Vargas foi chamado , na época , de período de redemocratização .

Não houve , de imediado , uma alteração expressiva dos quadros políticos administrativos, pois mesmo Dutra , o presidente da restauração democrática era um homem do Estado Novo .

Apesar disso, o período entre 1946 e 1964 foi marcado pela tentativa inédita da sociedade brasileira de desenvolver o processo político segundo um modelo democrático .


As Perspectivas Econômicas

A limitação da economia era explicada , de modo geral, pelo fato de as finanças do país terem –se enquadrado nos parâmetro do desenvolvimento capitalista. E foi segundo esses parâmetros que se orientou o processo de industrialização , principal ênfase da política econômica brasileira desde o Estado Novo. Para a promoção do desenvolvimento econômico , conforme os padrões do capitalismo , foram consagradas , no Brasil, duas diretrizes fundamentais : a associação com o capital estrangeiro e o aumento da taxa de exploração da força de trabalho.

Os capitais Estrangeiros

Na forma de empréstimos de investimentos , ou mesmo de tecnologia , através da importação de equipamentos , os capitais estrangeiros tiveram tanta penetração na economia brasileira que houve ocasiões em que surgiram preocupações com a desnacionalização de empresas e setores industriais nacionais.

A exploração do trabalho

O aumento da taxa de exploração da força de trabalho pode ser verificada no que diz respeito ao comportamento do salário mínimo real. A partir dessas diretrizes gerais capitais estrangeiros e exploração do trabalho os limites para a atuação de diversos setores da sociedade brasileira eram muito estreitos e , por isso, a experiência de democracia por eles engendrada foi igualmente restrita.

O nacionalismo e o desenvolvimentismo

Uma das características do governo Dutra foi o recuo com relação à política de nacionalismo econômico que havia sido formulada durante o Estado Novo . O liberalismo aplicado no Brasil não impedia que o Estado assumisse a perspectiva das elites dirigentes e exercesse um papel social repressor , contra as manifestações dos trabalhadores . Esse tipo de orientação teve efeitos danosos para economia brasileira . Facilitou o predomínio dos interesses dos grupos estrangeiros , que tinham maior poder de competição nas condições de livre mercado e acarretou a rápida exaustão das divisas que o Brasil havia acumulado com a segunda guerra , devido ao extraordinário volume das importações .


Governos Populistas Eurico Gaspar Dutra 1946 – 1951

Deu posse à assembléia Nacional constituinte, encarregada de elaborar uma nova constituição para o Brasil .

A constituição promulgada em 1946 restaurava a democracia, com o poder voltados a ser exercido pelos poderes Executivo , Legislativo e Judiciário . O presidente procurou inverter a política econômica nacionalista adotada pelo ex – presidente Vargas , permitindo a penetração do capital estrangeiro , especialmente o norte americano , na economia nacional.

Plano Salte Saúde , alimentação , transporte e energia . Pavimentação da Rodovia Rio de Janeiro – São Paulo (Via Dutra)

Instalação da Companhia hidrelétrica do São Francisco

Estreitou os laços entre Brasil e Estado Unidos , aliando- se contra a União Soviética . Decretou a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB), cassando mandatos de seus deputados , senadores e vereadores , eleitos em 1945. Essas medidas foram tomadas porque o Brasil , diante do fenômeno guerra fria, posicionou – se do bloco capitalista.

O mandato do general Dutra encerrou – se em 1951 , sendo substituído na presidência da República por seu antecessor , Getulio , que vencera as eleições realizadas em 1950 , como candidato do PTB com 3.849.040 votos. Seu principal adversário foi o candidato da UDN, o Brigadeiro Eduardo Gomes,que obteve 2.342.384 votos



O último governo de Vargas 1951 – 1954

Como líder do PTB, Getulio trazia para o governo uma mistura de nacionalismo e trabalhismo. No primeiro momento , porém , ele foi cauteloso. Para diminuir a pressão dos opositores , alguns dos quais não queriam que ele tomasse posse , compôs um ministério com membros do PSD, do PTB e até da UDN.

Em política econômica , Getulio investiu intensamente na industria de maquinas e equipamentos , transporte e energia.

No setor energético , Getulio promoveu a intervenção do estado na produção de petróleo por meio da criação da Petrobrás . Pretendia fazer o mesmo em relação à produção de energia elétrica . Para isso , projetava a criação de outra estatal, a Eletrobrás .

O projeto que criava a Petrobrás , apresentado pelo governo ao Congresso Nacional em dezembro de 1951, levou a população a se dividir em duas correntes de opinião . De um lado estavam os nacionalistas , que lutavam pelo monopólio estadual da exploração do petróleo.Essa corrente , apoiada por Getulio , era formada pela União nacional dos estudantes (UNE) , pelos sindicatos e por setores militares e civis , entre os quais PTB e os comunistas, que atuavam na clandestinidade.


No campo oposto, estavam setores civis e militares ligados á UDN. Essa corrente, chamada entreguista , defendia a participação do capital estrangeiro na exploração do petróleo .

Os nacionalistas ganharam a batalha da opinião Pública , promovendo por todo país comícios , conferências e debates sob o lema O Petróleo é Nosso

Embora tivessem apoiado a candidatura de Getulio em 1950 , muitos trabalhadores se mostravam insatisfeitos com o custo de vida e os baixos salários .Para pressionar o governo , os sindicatos promoviam greves e manifestações de rua. Uma delas foi a Greve dos 300mil , que paralisou São Paulo em março de 1953.
Em resposta a essa pressões , em meados de 1953 Getulio nomeou para ministério do trabalho o gaúcho João Goulart, conhecido como Jango , membro do PTB e ligado às lideranças sindicais . A medida provocou protestos da UDN , que acusava Jango de pretender implantar no Brasil uma República Sindicalista.


Em fevereiro do ano seguinte , a pressão da oposição levou Jango a renunciar . Entretanto , Getulio aproveitou uma de suas propostas e aumentou o salário mínimo em 100% .A UDN e o empresariado consideraram a medida demagógica , atacando- a duramente pela imprensa .

O líder mais combativo da oposição a Getulio era o Jornalista e político Carlos Lacerda , um dos membros mais destacados da UDN. Lacerda lançava diariamente pesados ataques contra Vargas em seu jornal carioca Tribuna da Imprensa.


Na noite de 5 de agosto de 1954, Lacerda sofreu um atentado à bala quando voltava para casa na rua Toneleros , em Copacaba.Lacerda escapou , levemente ferido , do atentado , mais nele morreu o major da Aeronáutica Rubens Vaz , que acompanhava o jornalista.


Após a morte de Getulio Vargas, o poder passou para as mãos do vise presidente , Café filho , que cumpriu a constituição , realizando as eleições Presidencias na data prevista . Os vencedores foram o ex governador mineiro Juscelino Kubitschek , do PSD,eleito presidente da república , e João Goulart , do PTB, eleito vice- presidente.

No começo de novembro de 1955, café filho teve de se afastar da presidência por motivo de saúde . Foi substituído no cargo por Carlo Luz, presidente da Câmara dos Deputados .
Enquanto isso , circulavam pelo país rumores de golpe militar . Descontente com o resultado das eleições , a UDN e seus aliados militares pretendiam impedir que Juscelino e Jango tomassem a posse . Essas intenções golpistas eram apoiadas pelo presidente Carlos Luz.

Entretanto , antes que o golpe ocorresse , o ministro de guerra Henrique Lott, um general nacionalista ocupou militarmente o Rio de Janeiro na manhã de 11 de novembro de 1955 e obrigou o Congresso a depor Carlos Luz . Com essa decisão , o presidente da República passava a ser Nereu Ramos PSD presidente do Senado .

Assim graças á iniciativa do general Lott, Juscelino e Jango puderam tomar posse no dia estabelecido pela constituição . Era 31 de janeiro de 1956.




Jk Cinqüenta anos em cinco 1956 – 1961

Juscelino Kubitschek de Oliveira , ou simplesmente Jk, como passaria ser chamado , havia feito sua campanha eleitoral em torno do Lema Cinqüenta Anos Em Cinco. Prometia , assim , realizar durante seu mandato o que outros presidentes só conseguiram em meio século de administração . Para alcançar esse objetivo , ele pretendia executar o que chamava de Plano de Metas , um ambicioso programa de desenvolvimento econômico

O Plano de Metas abrangia cinco grandes setores chave: energia, transporte, alimentação , industria , de base e educação .

Durante o mandato de Juscelino, o governo investiu intensamente em setores básicos da economia . No setor siderúrgico , por exemplo , criou a Usiminas, em Minas Gerais. No setor da produção e distribuição de energia , construiu várias usinas hidrelétricas , como as de Furnas e Três Marias , ambas em Minas. Alem disso , o governo promoveu a interiorização do desenvolvimento , com a construção de Brasília (inaugurada em abril de 1960) e a abertura de 20 mil quilômetros de novas estradas entre as quais a Belém – Brasília .

Como toda essa atividade criadora, era natural que a auto- estima dos brasileiros estivesse em um de seus melhores momentos. Tanto mais que, em 1958, a seleção brasileira de futebol , comandada pro Didi , Nilton Santos, Garrincha e Pelé , conquistou nossa primeira Copa do Mundo .Por isso , a época de JK passou a ser chamada de anos dourados.

Inflação , carestia e descontentamento no final do governo de Jk

O governo de Jk imprimiu uma nova feição ao Brasil. De fato , entre 1956 e 1961 , o país deixou definitivamente de ser uma economia essencialmente agrícola para entrar no caminho da industrialização . Apesar disso, Juscelino deixou para seus sucessores diversos problemas sem solução . Na verdade , o Plano de Metas teve sucesso nos setores de energia, transportes , e desenvolvimento industrial , mais nas áreas de educação e produção de alimentos os resultados foram muito fracos.

A inflação foi um problema com a desvalorização da moeda e o aumento do custo de vida. Em 1959 , a inflação chegou a 39,5% ao ano , corroendo os salários e causando descontentamento em amplos setores da população , principalmente entre as classes pobres.

Na campanha eleitora de 1960 , a oposição liberal ( UDN e outros grupos ) soube explorar a insatisfação popular decorrente desse estado de coisas. Como resultado , Juscelino não conseguiu eleger seu candidato, o ex – ministro da Guerra marechal Henrique Teixeira Lott, lançando pela coligação PSD – PTB e apoiado pelos comunistas.

Contra ele, a UDN lançou o nome de Jânios Quadros , ex – governador de São Paulo . Jânio não era membro da UDN. Seu símbolo na campanha eleitoral era uma vassoura, com qual prometia varrer a corrupção no país. A UDN não confiava nele , mais apoiou seu nome apenas para derrotar a maquina getulista e chegar ao poder.

Jânio venceu as eleições e em 31 de janeiro de 1961 recebeu de Juscelino , Brasília , a faixa presidencial. Para vice- presidente , foi eleito João Goulart, da chapa do marechal Lott . Na época , o eleitor podia votar em candidatos de chapas diferentes para os cargos de presidente e vice. Hoje isso não é mais possível .



Brasil deixa de ser um país agrícola

Entre 1950 e 1980 , o Brasil abandonou sua condição essencialmente agrícola para se tornar um país urbano em rápido processo de industrialização .

Em 1980 , pouco mais da metade da população (51%) vivia em cidades , contra 37% no começo da década de 1950 . Ainda em 1980 , a participação da industria no Produto Interno Bruto (PIB) chegava a 34% , enquanto a da agropecuária não ultrapassava 10% e a do setor de serviços alcançava 56% . Em 1950 as porcentagens de participação do PIB eram 24% para a agropecuária , 24% para a industria e 52% para ao setor de serviços

Os números que acabamos de citar podem parecer abstratos. Entretanto ,eles tinham conseqüências muito concretas na vida da população brasileira , sobretudo entra população urbana. Assim , durante os trinta anos a que nos referimos 1950 – 1980 , na casa de muitas pessoas o ferro de passar elétrico substituiu o ferro a carvão , o fogão a gás tomou o lugar do fogão a lenha , nos lugares mais frios, chuveiro elétrico dispensou tinas de água quente e as panelas de pressão ganharam lugar de destaque na cozinha.


A década de 1960 assistiu também ao começo de uma profunda mudança no âmbito das relações sexuais e no papel da mulher na sociedade , O primeiro passa nessa direção foi a nova atitude adotada pelos jovens em relação aos valores tradicionais vigentes na sociedade industrial.

Nesse processo de mudanças na mentalidade das pessoas , teve particular importância a invenção em 1960 , da pílula anticoncepcional um comprimido que , pela mulher todos os dias , permitia que ela tivesse relações sexuais sem o risco de engravidar

A pílula , como era chamada, separou a sexualidade feminina da função reprodutora , isto é , da função de gerar filhos. Com ela, as mulheres conquistaram o direito ao prazer, à escolha de parceiros sem exigência do casamento e ao controle do próprio corpo.



O Governo Jânio Quadros 1961

Eleito em outubro de 1960 , Jânio da Silva começou ser governo de forma desconcertante. Em política interna, sua orientação era conservadora. Jânio procuro diminuir gastos do governo e conter a inflação , que havia aumentado no final do governo de Juscelino Kubitschek . Isso o levou a congelar os salários , o que descontentou os sindicatos e os trabalhadores.

Essa política interna agradava à União Democrática (UDN) , partido que compunha a maioria do ministério. Mas em política externa Jânio se aproximava mais dos nacionalistas e do bloco de países socialista do que dos Estados Unidos , como queria a UDN.

Essa política externa independente como era chamada desagradava à até mesmo boa parte dos altos chefes militares total do Brasil com os Estados Unidos e uma atitude de hostilidade em relação á União Soviética .

Em agosto de 1961 , Jânio condecorou o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara companheiro de Fidel Castro na Revolução cubana de 1959 com a ordem do Cruzeiro do Sul, a mais importante do Brasil.

Alguns meses antes, Carlos Lacerda à frente de um amplo setor da UDN , e de outras correntes conservadoras do país havia dado inicio a violenta campanha de denuncias contra o presidente . No dia 25 de agosto de 1961 , alegando a ação de forças terríveis contra ele , Jânio da Silva Quadros renunciou à presidencia da republica.

No momento em que Jânio abandonava o poder , o vice – presidente João Goulart seu substituto legal encontrava –se na China. Jango , como era chamado , fora ministro do trabalho de Getulio Vargas em 1953- 1954 e vice presidente de Juscelino Kubitschek. Muito ligado aos sindicatos, era tido como pró – comunista pela UDN e pela maioria dos chefes militares .

Esses setores a começar por Carlos Lacerda queriam impedir que Jango assumisse a presidência. Mas o Congresso Nacional , cuja maioria era formada pelo Partido Social Democrático PSD e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) , se pronunciou a favor da posse de João Goulart , como determinava a constituição . Além dele, os sindicatos, as entidades estudantis e os setores nacionalistas também defendiam o respeito à constituição.

No Rio Grande do Sul , o governador Leonel Brizola (do PTB) e o comandante do 3 Exército ameaçaram resistir , caso Jango não fosse empossado. O país chegava , assim , à beira da guerra civil. Antes que ela começasse , contudo, o congresso aprovou uma emenda à constituição pela qual era adotado o parlamentarismo como sistema de governo. Os militares aceitaram a mudança e João Goulart pode tomar posse na presidência no dia 7 de setembro de 1961.

O acordo político que criou o parlamentarismo serviu para contornar a ameaça de guerra civil, mas gerou descontentamento entre os sindicatos e os grupos nacionalistas. Esses queriam que Jango estivesse na plena posse dos poderes presidências para dar o inicio a reformas que favorecessem os setores mais carentes da população . Mais do que ninguém , Jango estava decidido a reconquistar esses poderes.

Em julho de 1962 , o movimento sindical de todo o país , liderado pelo Comando Geral de Greve , organizou a primeira greve geral nacional da historia do Brasil . Com ela, os sindicatos exigiam a formação de um ministério nacionalista e a realização de um plebiscito para decidir entre parlamentarismo e presidencialismo.

Em setembro de 1962 , sob a pressão de outra greve geral, o Congresso Nacional decidiu marcar a data do plebiscito para 6 de janeiro de 1963 . O plebiscito deu a vitória ao presidencialismo com larga margem de votos. Desaparecia, assim, a figura do primeiro – ministro e o poder Executivo voltava a ser exercido unicamente pelo presidente.




O Governo de João Goulart (1963 – 1964 )

João Goulart assumiu o cargo de presidente em 61, porém só ganhou poderes para decidir após o plebiscito em 63.

Em seu governo a inflação chegou a atingir 80% ao mês . Foi criado o plano trienal pelo ministro do planejamento, Celso Furtado. Realizou reformas de base, tais como: agrária , administrativa , fiscal e bancaria . Essas decisões aceleraram o golpe militar de 64. Os militares entendiam esse comportamento do presidente como tendência comunista.

João Goulart, político ligado a Getulio Vargas, buscou impedir a remessa de lucros das empresas estrangeiras para o exterior . Os Estados Unidos colocaram- se contra essa atitude do presidente.

O Golpe de 1964

No dia 31 de março de 1964, Explodiu a rebelião das forças Armadas contra o governo João Goulart. O movimento militar teve inicio em Minas Gerais , com a mobilização das tropas comandadas pelo general Olimpio Mourão filho, apoiado pelo governador mineiro Magalhães Pinto.Rapidamente , o movimento golpista contou com a adesão de outras unidades militares de São Paulo , Rio Grande do Sul e do antigo Estado da Guanabara.

Sem condições de resistir ao golpe de força , o presidente João Goulart deixou Brasília , em 1 de abril de 1964. Jango passou pelo Rio Grande do Sul e, em seguida , foi para o Uruguai , como exilado político. Terminava o Período democrático . Começava a ditadura Militar .


O Regime Militar e a Nova República

O governo de Marechal Humberto Castelo Branco (1964 – 1967)

Com a deposição de Jango , o poder passou para uma junta militar, formada por três altos comandantes das forcas armadas.

No dia 9 de abril , A junta militar decretou o Ato constitucional numero 1 AI-1 , que suprimiu os direitos políticos de 100 pessoas e os mandatos de dezenas de parlamentares. Centenas de pessoas foram presas. Centenas de outras foram para o exílio. Dois dias depois o Congresso elegeu o marechal Humberto de Alencar para a presidência da República.

Em outubro de 1965 , realizaram –se eleições para governadores em onze estados. Em cinco deles , o governo foi derrotado pela oposição. Descontentes com o resultado , o General Costa e Silva e outros militares da linha dura pressionaram Castelo Branco e este decretou o Ato Constitucional numero 2 (AI – 2),extinguindo os partidos políticos.

Ao mesmo tempo , o AI- 2 estabeleceu eleições indiretas para presidente da República e institui o sistema Bipartidário , pelo qual só poderia existir dois partidos um do governo e um de oposição . Surgiram assim, respectivamente , a Aliança Renovadora Nacional ( arena ) e o movimento Democrático Brasileiro (MDB) .


Em fevereiro de 1966 , Castelo Branco cedeu mais uma vez à linha dura e promulgou a Ato Constitucional numero 3 . O novo dispositivos estabelecia eleições indiretas para governador e determinava que os prefeitos das capitais fossem nomeados pelos governadores . Em outubro , o congresso elegeu o general Arthur da Costa e Silva para a Presidência da República . Com ele , a linha dura passou a ter o controle do poder.

Esse rumo tomado pelos acontecimentos provocou insatisfação entre muitos políticos que haviam apoiado o golpe militar Um desses políticos descontentes era Carlos Lacerda.


Lacerda queria ser o presidente da República , mas os militares davam sinais que não iam sair do poder tão cedo. Assim , Lacerda rompeu com o governo e, em novembro de 1966, criou a Frente Ampla , um movimento de oposição aos militares do qual também participavam os ex- presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart , este se encontrava exilado no Uruguai . A frente ampla lutava pelo restabelecimento da democracia no país .

No começo de 1967 , Castelo Branco deixou a Lei de Segurança Nacional e a lei de imprensa. A primeira obrigava todo cidadão brasileiro a zelar pela segurança do país o que incluía até mesmo a delação de pessoas consideradas sudversivas . A segunda aumentou o controle governo sobre os meios de comunicação .



O governo do General Costa e Silva (1967- 1969)

Em 15 de março de 1967 , o marechal Castelo Branco passou a faixa presidencial para o general Arthur da costa e silva . Era a primeira troca de guarda da ditadura Militar, como dizia a oposição .

Em junho de 1965, o Ministério da Educação e Cultura (Mec) firmou com uma agencia norte- americana , a United States Agency for Internatinal Development , um acordo que previa a transformação das universidades estaduais brasileiras em fundações privadas. Foi o acordo MEC- Usaid, que previa a cobrança de matriculas em Universidades até então gratuitas.

Durante todo o ano de 1966 , os estudantes saíram ás ruas em grandes manifestações de protesto contra a ditadura e contra o acordo MEC- Usaid, seguidas de confrontos com a policia .
As manifestações estudantis prosseguiram ao longo do ano de 1967 . Pelas ruas, jovens universitário e secundaristas gritavam palavras de ordem como Abaixo a Ditadura e o povo unido jamais será vencido . Em agosto , a União Nacional dos Estudantes (UNE) que havia sido declarada ilegal pelo governo logo após o golpe de 1964 realizou na clandestinidade seu 29 congresso . Para isso contou com o apoio de padres católicos .

Alguns meses depois, na noite de 28 de março de 1968, a policia militar reprimiu duramente manifestações estudantil no Rio de Janeiro . Uma das conseqüências da repressão foi o assassinato do estudante Edson Luis , no restaurante universitário calabouço.

Ainda em abril de 1968, cerca de 15mil de trabalhadores da cidade de Contagem , Minas Gerais, realizaram a primeira grande greve importante no país desde 1964 , paralisando o trabalho durante nove dias.Em julho, cerca de 10 mil metalúrgicos de Osasco , São Paulo , também entraram em greve, chegando a ocupar algumas fabricas . Nesse caso , a repressão foi violenta , com o saldo de 400 prisões e a intervenção do governo no sindicato de Osasco .
No dia 28 de agosto de 1969, o general Costa e Silva foi afastado do governo por razões de saúde.Em condições normais, deveria ser substituído pelo vice presidente , o civil Pedro Aleixo, um político de Minas Gerais. Mas os ministros militares impediram sua posse . Formou –se então uma Junta Militar integrada pelos ministros da guerra, Marinha e Aeronáutica.

No começo de setembro , o embaixador norte- americano no Brasil foi seqüestrado por um grupo de guerrilha urbana formada por militantes da ALN e do Mr-8.Alguns dias depois , o governo atendeu á exigência dos seqüestradores , permitindo que 15 lideres de esquerda presos entre os quais Vladimir Palmeira, Luis Travassos e José Dirceu , além de José Ibrahim, líder da greve dos metalúrgicos de Osasco fossem libertados e embarcados para o México.

Em novembro , Carlos Marighella, principal dirigente da Aln, era emboscado e morto pela policia em uma rua de São Paulo.


Governo de Garrastazu Médici Milagre Econômico (1969 – 1974)

Médici presidiu no Brasil no período mais sangrento da ditadura. Sob sua direção , o Estado iria tornar permanente o terror contra a sociedade por meio de uma rede de órgãos repressivos . Além do Sni e dos Departamentos de Ordem Política e social (Dops) nos estados, existia agora o Dói – codi ( Destacamento de Operações Internas e Centro de Operações de defesa Interna) cujos integrantes eram especialmente treinados em técnicas de combate à guerrilha urbana.

Ao lado da repressão , houve também crescimento econômico sob o governo de Médici . De fato , entre 1969 e 1973, o PIB brasileiro cresceu a uma taxa média de 11% ao ano . O setor líder desse desenvolvimento foi a industria automobilística , cujo índice de crescimento foi de 30% ao ano.

Nesse período , as exportações cresceram de 1,7 bilhão de dólares em 1966 para 6 bilhões em 1973.Em 1970, cerca de 40% das residências urbanas tinham televisão , contra apenas 9,5% em 1960.
Assim , enquanto sufocava a oposição e esmagava a guerrilha urbana, o governo Médici promovia o crescimento do país . Era o chamado Milagre Econômico ou, milagre brasileiro, que criou um clima de euforia e otimismo em torno do Brasil potência. Com a vitória da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1970, o clima de euforia chegou ao auge.
Essa euforia, entretanto, não contagiou a todos, muitos artistas, compositores e intelectuais foram perseguidos e até presos pela Ditadura, como aconteceu com Gilberto Gil e Caetano Veloso. Também Chico Buarque de Holanda e outros artistas sofreram perseguições.


Diversas circunstancias contribuíram para que o Brasil alcançasse os índices de crescimento do período do Milagre . A primeira delas foi a política econômica imposta pelo governo militar logo após o golpe 1964 . Essa política deu prioridade ao combate à inflação e ao corte de gastos do governo . Uma de suas características foi o congelamento dos salários , chamado arrocho salarial.

Ao lado da diferença entre os trabalhadores qualificados fossem e não qualificados , a distribuição de renda se tornou ainda mais desigual do que já era . O ricos ficaram mais ricos e os pobres , mais pobres .

Em 1970 , em pleno Milagre , havia 2 milhões de menores abandonados nas ruas das cidades brasileiras.
.


O governo Geisel Abertura Lenta, Gradual e Segura 1974 – 1979

Em março de 1974 , o general Médici passou para o general Ernesto Geisel a faixa verde – amarela da presidência da República . Médice era homem de linha dura . Geisel , ao contrário , representava a volta da Sorbonne ao poder.

Durante o milagre, uma das metas do governo foi o aumento das exportações . No setor agrícola , plantou – se muita soja para vender no mercado externo. Mas o cultivo de alimentos para a população diminuiu muito.Em conseqüência , o Brasil passou a importar até o feijão.

Ao mesmo tempo, a inflação voltava a castigar o bolso do consumidor. Durante o governo de Médici ela havia caído para 18% ao ano, em média . Com a diminuição da oferta de produtos alimentares ( carne e o leite estavam em falta ), os preços voltaram a subir, saltando para uma taxa média 38% ao ano entre 1974 e 1978.

Mas a principal causa da alta de preços estava fora do Brasil. Em outubro de 1973 , as nações árabes integrantes da organização dos Países Exportadores de Petróleo (opep) aumentaram fortemente o preço internacional do Petróleo , quem em pouco tempo passou de 2,2 doláres para 22,5 dolares o barril. Essa alta atingiu em cheio o Brasil , que importava mais de 80% do petróleo consumido no país.

Em outubro de 1975 , foi assassinado sob tortura, nas dependências do 2 exercito de São Paulo , o Jornalista Vladimir Herzog, Ligado ao Partido Comunista . O crime provocou atrito entre Geisel e a linha dura, que continuava a controlar os órgãos de repressão .


Em janeiro de 1976 , também em São Paulo , a linha dura voltou a atacar no dia 17, o 2 exercito comunicava a morte do metalúrgico Manuel Fiel Filho , assassinado em interrogatório pelo Dói- Codi. No dia 19, Geisel demitiu o comandante do 2 Exercito e nomeou para o cargo um homem de sua confiança , o general Dilermando Monteiro.

Em agosto de 1977, manifestantes reunidos em frente à faculdade de direito, em São Paulo , ouviram a leitura da Carta aos Brasileiros, não qual o jurista Goffredo da Silva Teles JR. Exigia o retorno imediato ao Estado de Direito , ou seja, ao Estado democrático regido por uma constituição livremente aprovada pelos representantes da nação

A repressão , entretanto , já não intimidava a população . Em agosto de 1978 , o Movimento Custo de vida, que reunia associações de bairros e outras entidades, divulgou na praça de Sé , em São Paulo , um abaixo – assinado com 1 Milhão e 300 Mil assinaturas exigindo congelamento nos preços dos gêneros alimentícios e aumento de salários

Juntamente com essa manifestações , entidades civis como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , a ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa davam inicio a uma campanha pela restauração dos direitos democráticos no Brasil.



A hora e a vez dos trabalhadores Greves Operárias sacodem o ABC paulista.

Em agosto de 1977, o governo reconheceu que os trabalhadores haviam perdido cerca de 31% do valor real de seus salários desde 1973. A informação levou o sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo , em São Paulo , a lançar uma campanha pela reposição salarial.

A campanha surtiu efeito imediato entre os trabalhadores da industria automobilística . Em maio de 1978, os empregados da fabrica Scania – Vabis entraram em greve pela reposição salarial. Como um rastilho de pólvora , o movimento se estendeu a outras fábricas , levando 150 mil trabalhadores paulistas à greve. O principal líder do movimento era Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como lula. Presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

No segundo semestre de 1977, quando os rumos da abertura ainda eram incertos, a linha dura tentou lançar seu próprio candidato à sucessão presidencial. Tratava –se do ministro do Exercito , general Sylvio Frota . Geisel , entretanto , viu na candidatura uma ameaça à sua autoridade e afastou Frota no dia 12 de outubro , mobilizando tropas de pára – quedista em Brasília para impedir uma eventual tentativa de golpe militar da linha dura.

Com a destituição do ministro do Exercito, Geisel submetia mais uma vez a linha dura a seu projeto político . Em dezembro de 1977, ele indicou o nome de seu sucessor. Era o general João Batista Figueiredo , chefe do Serviço Nacional de Informação , que seria eleito indiretamente para a presidência da República no dia 15 de outubro de 1978.

Pouco depois , em fins de 1978, o Congresso Nacional aprovou projeto do governo pelo qual era revogado o AI-5 .Ao mesmo tempo , foi restabelecido o hábeas corpus e parcialmente suspensa a censura à imprensa.A abertura , que havia começado de formar lenta e gradual , entrava em uma nova etapa , sob a pressão cada vez mais forte da sociedade.

O governo Figueiredo ( 1979 – 1985)

Eleito de forma indireta em outubro de 1978 , o general João batista Figueiredo assumiu a presidência da República em março de 1979 para um período de 6 anos uma das imposições do pacote de abril, que aumentou o mandato presidencial para prolongar a permanecia dos militares no poder.

Figueiredo tomou posse prometendo continuar a política de abertura iniciada por Geisel , mas sua reação diante da greve não foi das mais democráticas. Além de decretar intervenção nos sindicatos envolvidos , destituiu seus dirigentes, Lula entre eles. Dois meses depois , entretanto, o governo voltou atrás , suspendeu a intervenção . Além disso, os grevistas conquistaram 63% de aumento salarial.

A greve do ABCD paulista foi o ponto de partida para paralisações do trabalho em todo o país . Ao longo do ano de 1979, cerca de 3,2 milhões de trabalhadores dos mais diversos setores fizeram greve. Nem todas essas paralisações foram bem- sucedidas . Em São Paulo , por exemplo , o operário Santo Dias da Silva foi assassinado à bala pela policia durante a greve dos metalúrgicos .

Em maio de 1979 , 10 mil estudantes se reuniram em salvador , Bahia , no primeiro congresso da UNE, sem repressão desde 1964. Enquanto isso crescia em todo país o movimento por uma anistia ampla , geral e irrestrita que pusesse fim ás perseguições por motivos políticos (anistia é uma palavra de origem grega que quer dizer esquecimento )

Em resposta a essa pressão da sociedade , em agosto de 1979 o Congresso Nacional aprovou a Lei de Anistia proposta pelo governo . Nos meses seguintes, começaram a voltar ao país lideres políticos exilados , como Leonel Brizola , Miguel Arraes , Luís Carlos Prestes e outro . Ao mesmo tempo, os últimos presos políticos eram postos em liberdade.


Diretas Já

Em março de 1983 , o deputado Dante de Oliveira , do PMDB, apresentou na Câmara projeto de emenda à constituição restabelecendo as eleições diretas para presidência da República .

A campanha das Diretas já logo se transformaria na maior mobilização popular de todos os tempos no país . Em 25 de janeiro de 1984, 300 mil pessoas se concentraram na praça da sé, em São Paulo , para pedir o retorno das eleições diretas para presidente da república.Nos meses seguintes , gigantescas manifestações ocorreram em todas as grandes cidades brasileiras, algumas delas com mais de um milhão de pessoas , como aconteceu nos comícios de Rio de Janeiro (10 de abril) e do vale do Anhangabaú , em São Paulo (23 de abril).

A campanha diretas Já mobilizou praticamente toda a população brasileira. Mas isso não foi capaz de sensibilizar os políticos do governo . No dia 25 de abril de 1984 , o PSD partido da ditadura derrotou na Câmara dos Deputados o projeto de Dante de Oliveira, impedindo o retorno das eleições diretas para presidente da república .

A derrota do projeto frustou a população . Mas a campanha Diretas- já havia mostrado que a sociedade não suportava mais o governo militar . Com a crise , diversos políticos governistas abandonaram o PDS e formaram a Frente Liberal, que daria origem mais tarde ao Partido da Frente Liberal. Entre esses políticos estava José Sarney , que tinha sido presidente do PDS até o começo de 1984.


Surgia assim uma nova corrente política , capaz , de desequilibrar a sucessão de general Figueiredo . Em julho de 1984 , o PMDB constitui com a frente liberal um bloco em condições de enfrentar e vencer o PDS no colégio eleitoral , onde a sucessão seria decidia.

O novo bloco adotou o nome de Aliança Democrática e lançou a candidatura
Do governador de minas gerais , Tancredo Neves , do PMDB, à presidência da República . Para a vice- presidência foi escolhido José Sarney . Como os candidatos deveriam ser do mesmo partido , Sarney se filiou ao PMDB.
Tancredo Neves fazia parte do setor mais conservador do PMDB. Ao seu lado, José Sarney representava a corrente política e civil que auxiliava a ditadura militar durante mais de vinte anos . A candidatura de ambos, uma vez derrotada a campanha das Diretas- já , significava um acordo entre as elites , que exclui as correntes mais democráticas dos processos de transição entre o regime militar e os estado democrático .


Para enfrentar Tancredo Neves, o PSD lançou o nome de Paulo Salim Maluf , prefeito de São Paulo na época do governo Médici . No dia 15 de janeiro de 1985 . Tancredo venceu a disputa no colégio eleitoral, obtendo 480 votos contra 180 dados a Maluf . Desse modo, a ditadura foi derrotada no jogo eleitoral que ela própria tinha criado para impedir o avanço das forças de oposição .


Algumas semanas antes de tomar posse, Tancredo Neves adoeceu e precisou ser hospitalizado em Brasília. Uma vez no hospital, a doença se agravou. Depois de sofrer sucessivas operações em São Paulo , para onde havia sido transferido , o presidente faleceu na noite de 21 de abril de 1985.

A nova República

O governo Sarney 1985 – 1989

O saldo da ditadura era penoso inflação de mais de 200% ao ano, uma divida externa de 100 bilhões de dólares , concentração de renda, pobreza, Alem disso , o terror exercido pelo estado durante anos havia deixado profundas marcas na sociedade brasileira pessoas desaparecidas , famílias enlutadas em uma grande quantidade de leis e dispositivos autoritários .

Procurando sepultar essa herança em março de 1985 o Congresso Nacional adotou uma série de medidas democráticas . Entre tais medidas estavam os restabelecimentos de eleições diretas para presidente da República , a extensão do direto de votos aos analfabetos e a legalização de organizações de esquerda que atuavam na clandestinidade ,como o partido Comunista Brasileiro . PCB

No embalo dessas mudanças , Sarney criou o Ministério da Reforma Agrária , com o objetivo de diminuir as tensões no campo , provocadas pela extrema concentração da propriedade da terra nas mãos dos latifundiários . Em contrapartida , conservou alguns dispositivos do regime militar , como a lei de segurança nacional e o serviço de informações . SNI


A Constituição Federal de 1988

Instalada em e fevereiro de 1987 , a Assembléia Nacional Constituinte compunha – se dos membros da câmara dos Deputados e do Senado Federal . Não foi uma Assembléia Constituinte exclusiva . Funcionou juntamente com o Congresso Nacional e , por isso era também chamada de Congresso Constituinte.

Depois de 20 meses de trabalho , debates e discussões com a sociedade , Assembléia Nacional Constituinte promulgou a nova Carta Magna do país.

Vejamos alguns pontos principais da atual Constituição federal.


Crimes Inafiançáveis e Imprescritíveis
A constituição estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são

Obrigatórios para os brasileiros maiores de 18 anos .
Facultativos para os analfabetos ,para os maiores de 70 anos , para os maiores de 16 anos e menores de 18.
Os analfabetos e os jovens com 16 ou 17 anos, embora possam votar, não podem ser eleitos para nenhum cargo político .

Direitos do Trabalhador

A constituição trouxe , com novas conquistas para o trabalhador , direitos como
Jornada de trabalho de 44 horas semanais e pagamento de horas- extras no valor de 50% a mais que a hora normal.
Férias remuneradas correspondentes a 1\3 a mais do que o salário normal.
Se o trabalhador for vitima de dispensa arbitraria , devera receber indenização compensatória , além de outro direitos .
Direito de greve, estendido a , praticamente , todas as atividades e serviços
Licença – gestante com duração de 120 dias, para a mulher. Ao pai, foi conferida a licença – paternidade de cinco dias.


Economia

No plano econômico, as coisas não iam muito bem. Em 1984, ainda sob o governo Figueiredo , a inflação havia chegado a 224% ao ano . Em 1985, ela foi para 235% .Para combatê- la , em fevereiro de 1986 Sarney decretou um conjunto de medidas conhecido como plano cruzado. O plano congelou preços e alugueis e substitui a antiga moeda o cruzeiro por uma nova, o cruzado.

Sentido – se prejudicados com o congelamento , os comerciantes começaram a retirar os produtos das lojas para forçar o aumento dos preços , enquanto os fazendeiros se negavam a vender suas cabeças de gado pela mesma razão . Ao mesmo tempo , a industria e o comercio passaram a cobrar ágio uma quantia além do preço de tabela sobre suas mercadorias . Resultado após as eleições , a inflação voltou a explodir, chegando a 300% em 1986.
Novas tentativas de debelar a inflação foram feitas com os planos Bresser 1987 e Verão 1989 . Da mesma forma que o plano Cruzado , nenhum deles conseguiu atingir seu objetivo . Dessa forma, 1989, a inflação atingiu e recorde histórico no Brasil de 1000% ao ano.

O governo de Collor 1989 – 1992

Em 1989 , realizou –se a primeira eleição direta para presidente em 29 anos. A eleição se deu em dois turnos. O primeiro turno foi disputado por 22 candidatos. Nenhum deles defendia o governo de Jose Sarney. No segundo turno , restaram Fernando Collor de Melo – ex governador de Alagoas e Luís Inácio Lula da Silva , que havia incorporado ao nome o velho apelido .

Lula era ex- operário Collor homem das elites . Lula defendia grandes transformações sociais , a começar por uma ampla reforma agrária uma melhor distribuição de renda. Collor propunha a modernização do país por meio da privatização das empresas estatais e da abertura da economia para o mercado externo .

Lula representava uma aliança de esquerda , liderada por seu partido do PT . Collor apoiava –se numa agremiação recém criada , o partido da reconstrução nacional PRN , e prometia combater os chamados Marajás funcionários públicos que recebiam altíssimos salários.
Nas urnas, Collor se elegeu com 35 milhões de votos, contra 31 milhões dados a Lula , no segundo turno das eleições .

Empossado em março de 1990, Collor anunciou um plano para extinguir a inflação com um só tiro como gostava de dizer. Entre as medidas adotadas estava o congelamento de preços e salários , o retorno do cruzeiro em lugar do cruzado e o bloqueio por 18 meses das contas bancarias e das cadernetas de poupança acima de determinado valor .

O plano Collor, como ficou conhecido, provocou recessão , diminuição nas atividades industriais e desemprego . A inflação foi detida por algum tempo , mas em menos de um ano ela estava de volta. Em fins de 1991, , ela chegou a 460% ao ano.

Em meados de 1991, começaram a circular rumores sobre o envolvimento do governo Collor com esquema de corrupção e trafico de influência . Esses rumores foram confirmados pelo irmão do presidente , Pedro Collor . Segundo ele, o elo entre o presidente e esses esquemas de corrupção era o empresário Paulo César Farias , o PC, tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor . A essas denuncias se somaram outras, diariamente publicadas pela imprensa

A resposta da população foi sair às ruas em grandes manifestações para exigir o afastamento impeachment ou impedimento de Collor na presidência . Por alguns meses , ao longo do ano de de 1922, renasceu o espírito das Diretas já, com grandes passeatas nas grandes cidades brasileiras.

O governo de Itamar Franco 1992 – 1994 e a eleição de Fernando Henrique Cardoso

Com o afastamento de Collor , assumiu a presidência e vice Itamar Franco , político do PMDB de Minas Gerais . Sua gestão ficou conhecida pela aplicação de um pacote antiinflacionário o Plano Real, posto em pratica pelo ministro da fazenda , Fernando Henrique Cardoso .
Ao Contrario dos anteriores , o plano real não pretendia acabar com a inflação do dia para a noite . Sua principal medida foi a criação de Unidade Real de Valor ( URV) , uma espécie de moeda paralela , a ser aplicada a todos os preços juntamente com o cruzeiro . Havia uma diferença entre as duas moedas o valor de uma URV era igual ao dolar e não variava , enquanto o cruzeiro sofria desvalorizações todos os dias , devido a inflação . Dessa forma, os preços se alteravam em relação ao cruzeiro , mas permaneciam estáveis em relação à URV.

Em julho de 1994 , a URV foi transformada em moeda de verdade com nome de real. Os preços pararam de aumentar . O cruzeiro deixou de existir e a inflação foi controlada.

O controle da inflação e a estabilidade da moeda projetaram o nome de Fernando Henrique Cardoso, tornando – o conhecido no país todo . Aproveitando o momento favorável , o Partido da Social Democracia (PSDB) grupo político ao qual estava ligado Fernando Henrique Cardoso , lançou seu nome à sucessão presidencial .

Em apoio à sua candidatura , formou –se uma aliança de vários partidos, entre os quais o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o partido da frente liberal (PFL). Seu principal oponente era Luís Inácio Lula da Silva, candidato do PT

Fernando venceu as eleições ainda no primeiro turno , com 54% dos votos. Lula ficou em segundo lugar , com27%.


O primeiro governo Fernando Henrique Cardoso ( 1995 – 1998)

Empossado na presidência no dia 1 de janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso (FHC) retornou certos aspectos da política econômica de Fernando Collor , como o programa de privatizações das empresas estatais , a redução dos gastos públicos e a abertura da economia para o mercado externo .

Dessa forma , FHC congelou os salários do funcionalismo público , reduziu programas sociais, com o objetivo de cortar as despesas do governo , e promoveu a venda de mais de 50 empresas estatais , como a companhia Siderúrgica Nacional (Volta Redonda) , companhia do Vale do Rio Doce e o sistema brasileiro de telefonia ( Telebrás)

Procurando estimular o comercio externo do país , reduziu os impostos sobre as importações . Esses impostos representavam um proteção para empresas nacionais que não podiam competir com os preços dos produtos importados . Com sua redução ou eliminação , muitas industrias quebraram ou foram vendidas a grupos de estrangeiros.

Além disso , o governo fixou altas taxas de juros com objetivo de estimular a entrada de dinheiro em dólares . Entretanto , essa política promoveu a vinda tanto de capitais na forma de investimento diretos quando de capitais especulativos no mercado finaceiro.

Um dos efeitos mais graves dessa política foi a diminuição do ritmo de crescimento da economia . De fato, durante mandado de FHC, o (PIB) apresentou taxas de crescimento cada vez mais baixas 5,9% em 1994 , 4,2% em 1995, 2,8% em 1996, 3,7% em 1997 e 0,7% em 1998.

Em 1997, o Congresso Nacional aprovou emenda à Constituição que permitia a reeleição do presidente da República , governadores e prefeitos para um mandato consecutivo. Essa foi a vitória particular de FHC , que trabalhou pela emenda durante quase todo o seu primeiro governo.

Com a aprovação da emenda durante , FHC pôde ser reeleito presidente da República nas eleições de 1998, derrotando mais uma vez o candidato Luís Inácio Lula da Silva.


O segundo governo FHC (1999 – 2002 ) e a Eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora tranqüila,a vitória de FHC foi acompanhada por derrotas do governo federal em alguns estados importantes nas eleições para governador , realizadas juntamente com as presidências . Assim, no Rio Grande do Sul venceu o candidato do PT, Olívio Dutra, e no Rio de Janeiro uma coligação PDT – PT elegeu Anthony Garotinho . Em minas gerais , saiu vencedor o ex – presidente Itamar Franco, do PMDB.

Era um sinal de que a população de algumas das regiões mais importantes do país não estavam satisfeitas com a política do governo . Essa atitude critica se tornou ainda mais clara nas eleições municipais de outubro de 2000(prefeitos e vereadores) , no quais o PT, principal partido de oposição , conseguiu eleger os prefeitos de seis capitais Recife , Porto Alegre , São Paulo , Aracajú , Belém e Goiânia e de outras importantes cidades brasileiras . Em todo o país , as oposições passaram de 26% dos votos nas eleições municipais anteriores (1996) para 33% no ano 2000.

Outro acontecimento significativo ocorreu em setembro de 2000, quando a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou um plebiscito sobre a divida externa brasileira . Naquele ano, o país devia aos credores externos 244 bilhões de dólares , quase metade de todo (PIB) , que chegava a 503 bilhões de dólares .

Denúncias de Corrupção mancham o Senado .

A campanha popular que levou à queda de Fernando Collor em dezembro de 1992 deixou outro saldo positivo, além do afastamento de um presidente envolvido com corrupção . A partir dela, a população brasileira passou a exercer um controle cada vez maior sobre os atos dos governantes e dos membros dos poderes legislativos e judiciários .

Para isso tem contribuído de maneira significativa o Ministério Público , por meio de atuação de procuradores que investigavam casos de corrupção e outros crimes envolvendo bens públicos .

Como resultado disso, em 2000 o ex- juiz Nicolau dos Santos Neto foi preso sob a acusação de participação no desvio de 169 milhões de reais na obra do fórum trabalhista de São Paulo , acusado de envolvimento no mesmo crime , o senador Luiz Estevão de Oliveira teve seu mandato cassado pelo senado.
Entretanto , as punição mais espetaculares ocorreram em 2001. Nesse ano, três poderosos senadores , Antonio Carlos, Magalhães , do PFL, da Bahia, Jader Barbalho , do PMDB do Pará , e José Roberto Arruda , do PSDB do Distrito Federal , sofreram processo de cassação no Senado . Antonio Carlos e José Roberto Arruda por falta de decoro parlamentar , Jader Barbalho , por corrupção . Barbalho era presidente do Senado quando Surgiram as primeiras denúncias contra eles. Os três renunciaram ao senado para evitar a cassação de seus mandatos, que viria acompanhada da perda de direitos políticos.
Recessão econômica , desemprego e greves no setor público.

Do ponto de vista econômico o primeiro governo de FHC foi caracterizado pela estabilidade da moeda e dos preços , mais também pela estagnação da economia , a que cresceu em ritmo muito lento, e pelo aumento de desemprego .

Era de esperar que seu segundo governo fosse marcado pela expansão da economia. Mas não foi o que aconteceu Apesar de ter vencido a inflação , o país não consegui crescer nos quatro anos no segundo mandato de FHC.


O governo de Lula

Em 2002 , no final do 2 mandato de Fernando Henrique Cardoso cujo o plano adotado denomina – se Avança Brasil , levou o país a um desequilíbrio econômico . Segundo dados do IBGE , a inflação chegou a níveis muito mais alto do que a crise de 1999 . Com a proximidade do processo eleitoral a disputa se acirrou no segundo semestre. Todo esse quadro sócio econômico de fina de mandato e crise generalizada determinou a mudança de mentalidade política . Levando ao poder o candidato dos trabalhadores Lula.

Pontos do governo em andamento

Continuidade da política recessiva do FMI
Política externa arrojada
Tentativas de Reforma.

Nenhum comentário: